-
Arquitetos: Sol89; Sol89
- Área: 830 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção interpreta o antigo convento do século XVI, que se insere em um contexto em constante mudança ao longo dos séculos, um espaço mutante, produto das transformações ocorridas no tempo que foram caracterizando o lugar com diversas marcas e cicatrizes.
Além do interesse historiográfico, toda essa sucessão de alterações sugere uma metamorfose contínua que transcende estilos e dilui certezas patrimoniais. A aproximação ao edifício surge, então, da busca por uma materialidade mais crua e verdadeira que suspeitamos estar, como no pentimento, oculta pelos revestimentos da antiga escola universitária que ocupou o edifício até finais do século XX.
Assim, em um entorno tão alterado e diante da extrema limitação orçamentária, a ação de desvelar ativa o projeto, transformando a destruição em algo tão natural como a própria construção, o que nos sugeriu uma conversa fortuita mantida com El Tono, artista urbano que, naquelas primeiras semanas de trabalho, rasgava os revestimentos existentes descobrindo por trás deles um edifício oculto e latente.
Depois de revelar pisos, paredes e tetos, executamos alguns reparos em aberturas apagadas pelo tempo e um novo trabalho de marcenaria no claustro, que recupera sua relação transparente com o pátio como o ambulatório que outrora foi. O resultado é uma intervenção áspera que não pretende ser conclusiva e que oferece, como um relato inacabado, um momento intermediário que teve que acontecer para que então, mais uma vez, todas as opções fossem possíveis, um espaço em pontos suspensos à espera de que cada exposição artística venha completá-lo.